Return
REDES QUASE SOCIAIS
Saudades do orkut...
23.07.24
Hoje senti saudade de como eram as redes sociais antigamente.
Eu frequentava muito o Orkut, depois migrei pro Facebook, e parei no Twitter. Hoje o que mais uso é o Instagram, eu acho.
Só que antes eu entrava pra ver o que meus amigos estavam fazendo. Eu não tinha "seguidores" e sim amigos. Participava ativamente de comunidades e conversava com pessoas reais que tinham um interesse em comum comigo.
Se eu parar pra analisar, das pessoas que sigo hoje, não conheço mais da metade pessoalmente. Sigo muitos pelo conteúdo que postam sobre dança, tech, música, arte, etc etc. E se deixo o algoritmo escolher o que mostrar, fodeu! Aparece só gente que não conheço, e que apesar de fazerem coisas cujo tópico é do meu interesse, eu não necessariamente quero consumir o conteúdo delas. Não as conheço, afinal de contas!
Eu não sei se posso reclamar tanto disso, pois houveram várias vezes que o algoritmo acertou e eu acabei conhecendo artistas que me inspiram até hoje, mas sei lá, dá uma sensação tão vazia. Parece que todo mundo tá tentando ser influencer e ~criador de conteúdo~ e eu tenho cada vez mais dificuldade em encontrar gente normal que é só ser humano. Mesmo quem não cria nada nem tem a pretensão de algo assim, consome tanto disso, fala tanto dessas coisas, que é meio sufocante. Por exemplo, numa hora dessas em 2009 eu estaria feliz, numa comunidade do Orkut sobre morning musume, conversando com outros fãs! O que tem semelhante à isso hoje em dia? Não quero SEGUIR pessoas e seus trabalhos, só quero um lugar pra me divertir com outras pessoas sem necessariamente precisar ficar lendo o que elas pensam sobre política e fofoca de famoso.
Usar a internet continua uma parada recorrente na minha vida, mas usar rede social não. Na maioria das vezes uso só pra ver pornografia, ou matar o tempo, porque nada mais ali me interessa, meus amigos mal aparecem por lá, as pessoas que têm interesse em comum comigo não parecem muito interessadas em falar sobre com desconhecidos. Passo meu tempo online muito mais no YouTube, Spotify, etc. E isso confunde um pouco minha cabeça pois por muito tempo muitas das minhas amizades online eram mantidas pelo Twitter, onde as mesmas começaram, e hoje eu mal vejo essas pessoas por lá. Algumas eu nem sei se ainda posso considerar como amizades.
De qualquer modo, o tema "amizades" tem sido fonte de muita dor de cabeça recentemente, então é provável que em algum momento eu volte a falar sobre isso aqui no blog. Tenho preguiça de postar as vezes. Mas fica aqui o pequeno life update pras zero pessoas que leem o que escrevo aqui, que logo volto pra terapia e começo a lidar de frente com tudo que tem feito minha cabeça travar nesses últimos, sei lá, anos.
Enfim, me distraí. Espero ansiosamente chegar o dia em que os internautas, coletivamente, vejam o quão chato tudo está e façam um esforço ativo pra parar de alimentar os algoritmos. Que acho que se depender de quem lucra com eles, a situação só vai piorar.
No momento:
⦿ Escutando a melhor do Wanima
⦿ Com frio nos pés e preguiça de pegar meia, quanto mais tomar um banho quente logo
⦿ Resistindo ao impulso de ir no armário pegar um chocolatinho.