setoGabes
Back to Extras

Return

HIPERFOCOS

Galera lembrei a senha do blog!!!!

27.03.25

Eu descobri recentemente que tenho hiperfocos. Isso explica porque de tempos em tempos eu fico completamente fixado e obcecado por algo específico. Esse site inteiro, por exemplo, foi feito durante um hiperfoco sobre o revival da internet antiga por meio do neocities! Durante duas semanas, eu fiquei maravilhado com a "indie web" e mergulhei em diversos tutoriais pra aprender html e css, com a finalidade de criar um site. Na época, eu sentia falta de ter um espaço 100% meu na internet, pois as redes sociais estavam indo de mal à pior. Então juntei a necessidade de ter uma página que agregasse tudo que eu faço, com a vontade de mexer com isso, e aqui estamos!

Porém a pior parte de hiperfocos é que uma hora eles acabam. E quando acabam, você passa a querer fazer tudo, exceto o que você estava fazendo enquanto o hiperfoco controlava sua vida. Eventualmente deixei esse site de lado, pois perdi o interesse de um dia pro outro, e passei a fixar em outra coisa.

Eu não consigo colocar direito em palavras o quanto eu ODEIO todo esse lance de hiperfoco! Minha vida toda eu tive uma dificuldade extrema de gostar e me dedicar à coisas de forma "normal". Ou eu fico completamente obcecado e mergulho em algum assunto por semanas, ou simplesmente não quero ver o assunto em si nem pintado de ouro. Isso faz com que eu frequentemente fique de saco de cheio ou desista de coisas no meio do caminho, e o que fica é o sentimento de inaptidão e incapacitade perante minha aparente falta de disciplina.

Por muito tempo eu fui extremamente duro comigo mesmo por conta disso, ficava com raiva de mim mesmo e me tratava como meu pior inimigo. Até que no final do ano passado, por influência de uma amiga que tinha sido recém diagnosticada com TDAH (salve, Lari!), eu comecei a suspeitar que talvez esses episódios tivessem um motivo e fossem parte de algo semelhante. Passei a pesquisar muita coisa sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e me identifiquei com bastante coisa. Levei o assunto pra terapia, e após um longo (e caro) processo de avaliação neuropsicológica, descobri que não tenho TDAH.

De primeira fiquei desesperado. Se não não posso culpar um TDAH por ser assim, isso significa que eu sou um fudido e ponto?
Não exatamente! Embora o diagnóstico pra TDAH tenha dado negativo, a avaliação apontou que além de um TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) forte, que eu já sei que tenho há anos, eu também tinha algo chamado Transtorno Depressivo Recorrente.

Depois de uma leve crise decorrente do choque de descobrir que tenho a famosa depressão, as profissionais que me acompanham me explicaram que embora o diagnóstico seja outro, os sintomas são muito parecidos e por vezes até compartilhados. Então apesar de não ser uma pessoa com TDAH, eu apresento muito dos sintomas do mesmo, por conta do transtorno depressivo recorrente, e foi assim que descobri que tenho hiperfocos.
Junto disso vieram respostas pra várias outras queixas. A dificuldade de me concentrar, os pensamentos intrusivos, a tristeza intensa que me domina de vez em quando, a tendência a se isolar, tudo tinha uma origem. Tudo vinha desse maldito transtorno depressivo.

Pra ser sincero eu ainda não sei direito a diferença. Minha terapeuta me disse que minha depressão é diferente da "depressão comum". Se manifesta de jeitos diferentes, e vai precisar de abordagens diferentes. Ainda tô no começo do tratamento pra isso e no processo de entender melhor toda essa fita. Aparentemente tenho isso desde criança, mas não sei de onde isso veio, como começou, nem nada. É muita coisa e me sinto extremamente sobrecarregado no momento, mas pelo menos agora sei que tem um motivo pra eu ser assim. Aparentemente eu não sou um fudido e ponto. Aparentemente tem como eu ser uma dessas pessoas funcionais que eu vejo fazendo coisas por aí.

Enfim, ta aí o motivo pelo qual esse blog (e o resto do site) ficaram abandonados por tanto tempo. Desde então eu tenho estado em tratamento, voltei a dançar quase que regularmente, comecei a fazer aula de canto por uns meses, parei quando minha professora teve que dar uma pausa por questões de saúde, aí comecei a aprender a tocar guitarra (hiperfoquei nisso por muito tempo, inclusive, e agora que a fixação passou estou dando meu máximo pra continuar treinando direitinho), e mais importante, passei a ser muito mais compreensivo comigo mesmo. Vamo ver aonde isso vai me levar.

Nesse meio tempo o Bluesky finalmente decolou, e muito do uso que eu tinha pra esse blog na época que eu usava o X (e odiava) foi movido pra lá, então se você quiser acompanhar o que tá rolando comigo mais frequentemente, me segue lá! Vou deixar esse blog pra quando eu tiver umas "rants" mais longas, tipo essa.

No momento:

⦿ Ouvindo minha playlist de J-Rock
⦿ Desejando pena de morte pra quem inventou a ~cadeira gamer~ pois minha bunda está DOENDO
⦿ Tentando não pensar em tudo que tenho que fazer hoje